26/02/2025 - Esta semana agentes do Departamento de Trânsito de Novo Progresso (DITRANP) e Polícia Militar realizaram uma ação de segurança viária na Avenida Brasil, na saída dos estudantes da Escola Tancredo Neves.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar motoristas, motociciclistas e pedestres, especialmente os alunos sobre travessia segura, respeito à sinalização e comportamento responsável.
Segundo o DITRANP, a ação atende pedido da direção escolar, pois aa presença dos agentes também ajuda a organizar o tráfego na saída dos alunos, evitando congestionamentos e situações de risco.
Embora a ação educativa tenha sido bem recebida, pais de alunos têm solicitado, com frequência, presença contínua dos agentes de trânsito na entrada e saída das escolas Tancredo Neves, João Carlos Batista e Valdomiro Mendes.
As reclamações são feitas nas redes sociais e na rádio comunitária Cultura FM, apontando desorganização e imprudência na frente das escolas, com relatos de buzinas, bloqueio de vias e travessias perigosas.
Uma mãe, preocupada com a segurança das crianças, desabafou:
“Ações educativas são válidas, mas estamos precisando dos agentes diariamente na porta das maiores escolas até que o pessoal aprenda a ter mais calma e organização na hora de levar seus filhos para a escola. É uma confusão absurda, que dá até medo.”
Outra mãe, que pediu para não ser identificada, fez um apelo ao apresentador Édio Rosa, do programa Jornal do Meio Dia:
“Gostaria muito que o senhor pedisse ao DITRANP para fiscalizar as ruas próximas na hora da saída nas escolas! Meu Deus, qualquer hora vai acontecer uma tragédia. Os pais não têm consciência! Param no meio da rua, ficam buzinando, trancam a passagem dos outros, as motos deixam no meio da rua e trancam os carros estacionados. Já vi pai parar o carro e deixar criança atravessar sozinha. Um caos total! Os pais estão precisando de disciplina e respeito na frente das escolas.”
Diante dos pedidos, a direção do DITRANP informou que está avaliando a viabilidade de implantar uma patrulha diária na entrada e saída das escolas mencionadas. A medida visa organizar o trânsito e educar os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, especialmente em áreas escolares.
“O pedido dos pais é legítimo e estamos estudando a possibilidade de manter uma equipe de agentes nesses horários críticos, inicialmente estaremos presentes uma semana em cada escola, começamos com a Tancredo Neves e despois vamos para a Valdomiro e João Carlos afirmou o diretor do DITRANP.
Trânsito seguro é responsabilidade de todos
A ação educativa e os pedidos da comunidade destacam a necessidade de maior conscientização e organização no trânsito em frente às escolas de Novo Progresso. Além da presença de agentes, especialistas em segurança viária recomendam a implantação de faixas de pedestres elevadas, sinalização adequada e campanhas de conscientização voltadas aos pais e responsáveis.
|